O que você precisa entender sobre Plataforma de Marca

A plataforma de marca é a síntese de todas as informações levantadas e discutidas sobre a sua empresa, são os pilares que sustentam o que sua marca vive, promete e acredita. São os seus valores de marca mais importantes – e eles precisam ser sólidos. Bradda

PROPÓSITO

É o porquê, a razão de ser para a própria empresa, como força motriz de alinhamento e liderança de mercado.

Tornou-se uma ferramenta muito importante para as marcas – produtos, serviços ou empresas – pois é possível gerar conexão e aproximação com seu público de interesse.

Mas, se não virar uma ação é apenas uma declaração.

Ex: Lego – Nós existimos para inspirar e desenvolver os construtores de amanhã.

ESSÊNCIA

São apenas duas ou três palavras, soltas ou em uma frase, que remetem ao DNA e aos atributos da marca.

Ex: Quem disse, Berenice? – Liberdade, expressar a individualidade

ATRIBUTOS: RACIONAIS E EMOCIONAIS

Toda a comunicação de uma marca, produto ou serviço com uma abordagem Racional, foca na necessidade funcional em sua relação com consumidor. Já a abordagem Emocional se alinha às necessidades sociais ou psicológicas.

Em miúdos: os Atributos Racionais priorizam os atributos físicos e funcionais do uso da oferta da marca, enquanto os Atributos Emocionais utilizam conexões sentimentais para obter respostas emocionais do seu público.

Ex: Avesso

Atributo Racional – Café funcional com extratos naturais através da nanotecnologia.

Atributo Emocional – Benefícios com sabor de café.

TAGLINE

Com uma frase curta e relacionada a alma do negócio, seu propósito é transmitir, de forma impactante, compreendida e memorizada, a essência e os valores da marca.

Como elas acompanham diretamente a marca costumam ter um longo prazo e com alterações em situações de reposicionamento ou sua reestruturação.

Ex: Fiat – A paixão move

SLOGAN

É um conjunto de palavras de impacto que está ligada a comunicação promocional de um produto ou serviço, com apelo comercial e alinhada às estratégias de marketing.

Uma marca pode ter vários produtos e cada um pode possuir um slogan.

Ex:

Fiat Mobi – Seu novo jeito de se mover pela cidade

Strada – A lenda se superou